Cartões precisam ser registrados no sistema municipal
A partir de outubro, a maioria dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) exigirá o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e, a partir de janeiro de 2011 até as consultas básicas só serão realizadas se o usuário estiver portando o cartão já registrado.
A nova portaria do Ministério da Saúde, datada de 12 de agosto de 2010, orienta que todas as secretarias de saúde dos estados e dos municípios cadastrem em seus sistemas o número do CNS de todos os usuários do SUS.
Segundo a coordenadora de Sistemas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Shirlei Maria Daniel, a maioria dos usuários da rede pública já possui o cartão, porém ele não está registrado no sistema da secretaria. “Para se ter uma ideia, de janeiro de 2009 a agosto de 2010, quase 500 mil pessoas foram atendidas na rede e 204 mil delas não tinham o registro do cartão e para os próximos meses temos 19 mil pessoas agendadas para consultas e elas também não registraram o CNS”, diz a coordenadora.
Os usuários do SUS que nem fizeram o cartão devem ir às distritais de saúde, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, ou ir ao Poupatempo, munidos de RG, certidão de nascimento e comprovante de residência.
Já os usuários que possuem o cartão devem comparecer a distrital de saúde mais próxima de sua residência, e no ato do atendimento, os funcionários da unidade darão orientações de os procedimentos para se adequar ao sistema.