Capitolio


Caminho

28 de janeiro 2020

Coluna Broadcast

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, conheceu modelos e oportunidades de parcerias internacionais no financiamento a projetos de energia renovável, pesquisa agropecuária, em especial etanol, e defesa para empresas brasileiras durante missão oficial do presidente Jair Bolsonaro à Índia.

» … das Índias. A Caixa também busca aproximação com os bancos da Índia, em especial o State Bank of India. Com escala semelhante, o foco é financiar o comércio exterior das empresas indianas. Parece que a visita deu samba.

» Baixo. O fluxo de US$ 7 bilhões no comércio exterior entre Brasil e Índia é considerado muito baixo. A expectativa é dobrá-lo até 2022, chegando a US$ 50 bilhões em 10 anos.

» Esticada. Uma nova visita à Índia de Guimarães e executivos da Caixa já estaria agendada nos próximos meses. Na agenda, estão em estudo ainda destinos como China e Paquistão. O intuito é conhecer as operações locais de microcrédito e de meios de pagamentos, de olho em negócios que o banco público quer deslanchar no Brasil.

» De volta. Guimarães volta da viagem à Índia hoje. Assim, anúncios relevantes na área de seguros, que estavam em banho-maria, devem voltar a acontecer uma vez que são essenciais para a abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) da Caixa Seguridade.

Referência: Estado de São Paulo