Capitolio


Escolas investem para inovar na educação virtual

16 de abril 2020

FGV lança laboratório em parceria com a Microsoft e Escola de Negócios e Seguros investe R$ 1 milhão em sala virtual 

Duas escolas de negócios brasileiras tiraram do papel projetos planejados desde o ano passado para criar ambientes de educação virtuais e reformular completamente o formato de ensino on-line que já ofereciam.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) inaugurou no fim de março um laboratório virtual em parceria com a Microsoft. A solução já começou como uma alternativa para dar continuidade às aulas presenciais, interrompidas devido ao coronavírus, e está sendo aplicada, inicialmente, para cerca de 400 alunos do MBA de Big Data, de data science e para uma parcela do mestrado e doutorado em SP, Rio e Brasília.

Já a Escola de Negócios e Seguros (ENS) prepara o lançamento, no início de maio, da “Sala do Futuro”. O espaço físico, que será aberto na Rua Augusta, em São Paulo, abrigará telas em alta resolução para receber 40 alunos remotos e até 30 presenciais.

A ENS investiu, até o momento, R$ 1 milhão no projeto, que é realizado com a espanhola Mashme e a Samsung SDS. Devido a situação de pandemia, as aulas começarão com todos alunos on-line. À frente do projeto está Tarcísio Godoy, ex-presidente do IRB Brasil RE, do Brasilprev, ex-diretor geral do Bradesco Seguros e secretário executivo do Ministério da Fazenda em 2015 e 2016.

Godoy, diretor geral da ENS, diz que a ideia da “Sala do Futuro” veio após uma pesquisa sobre soluções de educação a distância, usadas atualmente em universidades estrangeiras, particularmente, Oxford e Stanford. “O diferencial da ‘Sala do Futuro’ é a experiência de ensino que ela cria. É uma nova proposta pedagógica”, diz Godoy, defendendo que as telas em alta resolução, a tecnologia que mitiga o delay que costuma existir na comunicação remota e o sistema de reconhecimento facial permitem uma nova forma de colaboração, ensino e aprendizagem.

Veja mais

Autor: Barbara Bigarelli
Referência: Valor Econômico