Capitolio


Matemática que pode mitigar drasticamente o impacto de uma pandemia

05 de junho 2020

“Se, com um modelo matemático de um determinado assunto, você puder estimar mil futuros possíveis, talvez saiba que tipo de ações o levaria àqueles que mais lhe interessam”, diz Kevin Systrom, cientista da computação conhecido por ser um dos co-fundadores do Instagram, em um artigo de @Microsiervos coletado pela MAPFRE em seu novo site, comprometido com a hospedagem de conteúdo inovador.

O artigo enfoca os projetos de Systrom, que está aplicando seu conhecimento e experiência à análise de dados relacionados ao Covid-19. A Systrom publica artigos nos EUA desde o início da crise, basicamente preditivos.

Seu lema é que, se com um modelo matemático de um determinado assunto, você puder estimar mil futuros possíveis, talvez possa saber que tipo de ação o levaria àqueles que mais lhe interessam. Essa intervenção humana pode ter uma grande influência no futuro de uma pandemia como a atual, pois, embora os modelos às vezes considerem que variáveis ​​como a taxa de transmissão são estáticas, a realidade é que elas dependem do comportamento das pessoas. Atitude, resposta à saúde e políticas podem reduzir o risco, alterando drasticamente o resultado.

Referência: Inese Editorial