Matemática que pode mitigar drasticamente o impacto de uma pandemia
05 de junho 2020 Paulo Araripe Jr.
“Se, com um modelo matemático de um determinado assunto, você puder estimar mil futuros possíveis, talvez saiba que tipo de ações o levaria àqueles que mais lhe interessam”, diz Kevin Systrom, cientista da computação conhecido por ser um dos co-fundadores do Instagram, em um artigo de @Microsiervos coletado pela MAPFRE em seu novo site, comprometido com a hospedagem de conteúdo inovador.
O artigo enfoca os projetos de Systrom, que está aplicando seu conhecimento e experiência à análise de dados relacionados ao Covid-19. A Systrom publica artigos nos EUA desde o início da crise, basicamente preditivos.
Seu lema é que, se com um modelo matemático de um determinado assunto, você puder estimar mil futuros possíveis, talvez possa saber que tipo de ação o levaria àqueles que mais lhe interessam. Essa intervenção humana pode ter uma grande influência no futuro de uma pandemia como a atual, pois, embora os modelos às vezes considerem que variáveis como a taxa de transmissão são estáticas, a realidade é que elas dependem do comportamento das pessoas. Atitude, resposta à saúde e políticas podem reduzir o risco, alterando drasticamente o resultado.
Referência: Inese Editorial