Capitolio


Mudança regulatória ajuda setor de seguros, diz Fitch

18 de janeiro 2021

As mudanças regulatórias feitas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) ao longo de 2020 devem ajudar a aumentar a competição no setor, de acordo com a Fitch Ratings.

No ano passado, pontua a agência, o regulador publicou 16 novas resoluções e mais de 20 circulares para ajustar antigas regulações e criar novas normas. Além disso, a Susep colocou no ar diversas consultas públicas.

De acordo com o Fitch, os números de 2020 são relativamente superiores aos de anos anteriores. A agência afirmou ver as mudanças como positivas para, provavelmente, aumentar a competição e a transparência do mercado, reduzir custos para as companhias e diminuir preços aos consumidores.

A exigência de registro eletrônico das apólices por meio da implementação do Sistema de Registro de Operações (SRO) “vai tornar o setor mais moderno e deve expandir a capacidade de supervisão, transparência e agilidade da autarquia”.

Em novembro de 2020, a regra tornou obrigatório às companhias que atuem no ramo de seguro garantia a adesão aos sistema, mas manteve opcional para as demais. Todos os seguradores terão de fazer parte do sistema a partir de 2023.

Veja mais

Autor: Sérgio Tauhata
Referência: Valor Econômico