Capitolio


Swiss Re cresce em seguro rural com nova estratégia

25 de janeiro 2021

Coluna do Broadcastagro 

A Swiss Re Corporate Solutions (SRCS) começa a colher frutos da estratégia de profissionalizar a equipe para crescer em seguro rural. Há um ano contratou Glaucio Toyama, que por quase uma década ocupou posições de liderança ligadas ao setor agrícola no Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre. Com ele à frente da diretoria de Agronegócios, a seguradora viu crescer em 21,8% o volume vendido de apólices de seguro rural, para R$ 169,63 milhões, de janeiro a novembro. Além da modalidade agrícola, que teve avanço de 17,6%, a contratação de seguros voltados à pecuária também impulsionou os negócios, conta Toyama. Até o fim deste ano, 2.300 corretores da Bradesco Seguros, que detém 40% de participação na Swiss Re Corporate Solutions no Brasil, terão sido treinados. “Em 2020 preparamos o terreno para corretores saberem argumentar sobre nossos produtos. A quantidade de agentes que entende de seguro agrícola no País ainda é pequena; no caso dos paramétricos e florestais, é mínima”, afirma ele. No ranking do Atlas de Seguro Rural, a empresa ocupa a sétima posição em prêmio contratado para a cultura de soja, a que concentra maior área segurada no País.

Refinamento. O plano da seguradora prevê, ainda, ampliação e aprimoramento do portfólio. Em 2020, além de seguro agrícola, ofertou produtos para proteção da pecuária bovina e leiteira e da suinocultura. Em 2021, quer levar novos produtos para grandes produtores de grãos e proteína animal, além dos setores sucroalcooleiro e de café.

Promissor. A avaliação é de que em 2021 as vendas seguirão aquecidas, com produtores capitalizados e expectativa de maior subvenção do governo ao seguro rural em 2021. Para ganhar mercado, a Swiss Re Corporate Solutions vai redistribuir seus corretores, hoje centrados em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Sul do País, para os demais Estados do Centro-Oeste, mais Triângulo Mineiro e a região do Matopiba, que reúne Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Referência: Estado de São Paulo