Capitolio


Ação do IRB sobe com versão brasileira do caso GameStop

29 de janeiro 2021 Paulo Araripe Jr.

Inspirados no varejo americano, mais de 30 mil investidores brasileiros se reuniam no Telegram e impulsionaram ontem as ações do IRB em 17,82% na Bolsa de Valores 

Baseados no caso GameStop, mais de 30 mil investidores brasileiros reunidos em rede social impulsionaram ontem as ações do IRB em 17,82% na bolsa. Eles tentaram reproduzir, no Brasil, uma operação do mercado americano em que mais de 2 milhões de pessoas físicas, em um grupo do site de discussão Reddit, fizeram posições “compradas” (apostando na alta) de ações da GameStop, rede de lojas que vende jogos para computador. A empresa foi afetada pela pandemia e havia grandes investidores “vendidos” (apostando na queda) nas ações.

No Brasil, os investidores se uniram em grupo do Telegram e se articularam para inflar, por meio de compra coletiva, a cotação das ações do IRB, que tiveram forte queda em 2020. Operações como essas são vistas como declaração de guerra dos pequenos investidores contra os grandes, que correm o risco de ficar em situação delicada. A gestora americana Melvin precisou de um aporte de US$ 2,75 bilhões para cobrir perdas com a GameStop. Ontem as ações da varejista caíram 44,29% em Nova York.

Veja mais

Autor: Ana Paula Ragazzi e Juliana Schincariol
Referência: Valor Econômico