Capitolio


Ação do IRB sobe com versão brasileira do caso GameStop

29 de janeiro 2021

Inspirados no varejo americano, mais de 30 mil investidores brasileiros se reuniam no Telegram e impulsionaram ontem as ações do IRB em 17,82% na Bolsa de Valores 

Baseados no caso GameStop, mais de 30 mil investidores brasileiros reunidos em rede social impulsionaram ontem as ações do IRB em 17,82% na bolsa. Eles tentaram reproduzir, no Brasil, uma operação do mercado americano em que mais de 2 milhões de pessoas físicas, em um grupo do site de discussão Reddit, fizeram posições “compradas” (apostando na alta) de ações da GameStop, rede de lojas que vende jogos para computador. A empresa foi afetada pela pandemia e havia grandes investidores “vendidos” (apostando na queda) nas ações.

No Brasil, os investidores se uniram em grupo do Telegram e se articularam para inflar, por meio de compra coletiva, a cotação das ações do IRB, que tiveram forte queda em 2020. Operações como essas são vistas como declaração de guerra dos pequenos investidores contra os grandes, que correm o risco de ficar em situação delicada. A gestora americana Melvin precisou de um aporte de US$ 2,75 bilhões para cobrir perdas com a GameStop. Ontem as ações da varejista caíram 44,29% em Nova York.

Veja mais

Autor: Ana Paula Ragazzi e Juliana Schincariol
Referência: Valor Econômico