FGV lança ‘think tank’ para desenvolver setor de seguros
12 de fevereiro 2021 Paulo Araripe Jr.
Instituto de Inovação e Seguros será patrocinado por empresas privadas e vai atuar junto a reguladores e Congresso
Questionamentos sobre como destravar o potencial de crescimento dos seguros no Brasil, estimular a inovação e melhorar o ambiente regulatório têm sido levantados há décadas sem, efetivamente, o setor obter respostas concretas.
Com a percepção de que é preciso realizar diagnósticos efetivos e embasados academicamente para conseguir resultados, um grupo de empresas se juntou à Fundação Getúlio Vargas (FGV) para criar o primeiro “think tank”, ou seja, um laboratório de estratégias e discussão de novas ideias, voltada ao mercado de seguros do país.
O novo centro de pesquisa, batizado de Instituto de Inovação e Seguros (IIS), vai fazer parte da FGV, sob coordenação do professor Gesner Oliveira, chefe do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da fundação, e de Goret Paulo, diretora da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado da FGV. Entre os primeiros patrocinadores, estão confirmados no comitê gestor BMG Seguros, Mattos Filho e Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). B3 e IRB, além de uma “big tech” global, estão em fase de finalização das análises para entrarem no conselho.
O instituto será lançado oficialmente hoje após a assinatura do convênio entre os patrocinadores e a FGV. Segundo o CEO da BMG Seguros, Jorge Sant’Anna, um dos idealizadores do think tank, o IIS vai realizar pesquisas e análises, tanto locais quanto internacionais, que vão servir de base para iniciativas com objetivo de “aumentar a conscientização do público e promover a transformação da indústria de seguros no Brasil”. De acordo com o executivo “tentamos atrair empresas com diversidade e não ter concentração em nenhum segmento no comitê gestor”.
Autor: Sérgio Tauhata
Referência: Valor Econômico