Capitolio


Funpresp facilita resgate e portabilidade

23 de março 2021

A Fundação de Previdência Complementar do Serviço Público (Funpresp) vai permitir que seus participantes façam o resgate antecipado de suas contribuições e o saque de até 100% do valor que contribuiu no momento da aposentadoria. O servidor ainda poderá suspender por até três anos os pagamentos para o fundo. Além disso, as regras de portabilidade foram flexibilizadas com a retirada do prazo de carência.

Essas mudanças constam dos novos regulamentos dos planos de benefício da Funpresp, aprovados na última sexta pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Com isso, segundo o diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena, os planos do fundo se aproximam do que é ofertado por instituições abertas de previdência, o que era uma demanda dos participantes.

Mas as alterações não tiveram apenas esse objetivo. Com a promulgação da reforma da Previdência em novembro de 2019 foram estabelecidas novas regras para concessão de aposentadorias e benefícios de risco como pensão e invalidez que precisavam ser incorporadas aos regulamentos dos planos de forma a garantir e proteger os benefícios dos servidores.

Veja mais

Autor: Edna Simão
Referência: Valor Econômico