Capitolio


A modernização do mercado de seguros

06 de abril 2021

Cabe agora aos players do mercado aproveitarem essas inovações para oferecer produtos mais interessantes, distintos e modernos, o que beneficiará toda a sociedade

O ano de 2020 foi singular em todos os sentidos. Enfrentamos uma situação global de pandemia, que determinou procedimentos de quarentena e trouxe tantos transtornos e ansiedades como nunca havia sido presenciado pela geração contemporânea.

Mesmo diante do cenário caótico, os órgãos reguladores do setor de seguros continuaram seus trabalhos, atuando ativamente na expedição de normas que têm expressado um aparente intuito de modernizar o mercado, indo ao encontro dos princípios estabelecidos pela Lei da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica.

Diversas normas importantes foram publicadas ao longo de 2020, das quais destacamos algumas que já estão movimentando o setor como um todo. A primeira delas foi a criação do sandbox regulatório, um ambiente experimental no qual determinadas empresas poderão atuar, em um período de até três anos, com um menor peso regulatório e uma maior flexibilidade para inovar. O sandbox se mostra de extrema importância ao mercado segurador, já que abre espaço para a oferta de novos produtos e tecnologias que não seriam possíveis ante ao rigoroso ambiente regulatório de seguros, beneficiando tanto o mercado quanto seus clientes.

Veja mais

Autor: Marcella Hill,Jaqueline Suryan e Leonardo Sakaki
Referência: Valor Econômico