Hospitais veem cenário de ‘escassez grave’ de insumos
08 de abril 2021
Levantamento com 88 instituições privadas mostra que 62,5% têm abastecimento de oxigênio garantido para uma semana
Levantamento da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) feito com 88 instituições mostra que 12,5% delas têm abastecimento de oxigênio garantido somente por até cinco dias e 62,5% apresentam estoque para uma semana.
Segundo o levantamento da entidade, divulgado ontem, o cenário indica “grave escassez de insumos essenciais” para o atendimento de pacientes de covid-19. Entre os insumos, a entidade menciona oxigênio, anestésicos e medicamentos para intubação.
De acordo com o levantamento da associação, há instituições em Belém, Belo Horizonte, Blumenau (SC), Curitiba, Cuiabá (MT), João Pessoa (PB) Porto Alegre e São Paulo com abastecimento crítico de oxigênio.
Em relação aos anestésicos, 23 hospitais participantes contam com estoque inferior ou igual a cinco dias. São instituições, de acordo com a pesquisa, de cidades como Atibaia (SP), Belém, Belo Horizonte, Bento Gonçalves (RS), Blumenau, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Cariacica (ES), Ipatinga (MG), João Pessoa (PB), Niterói (RJ), Porto Alegre, São Paulo e Serra (ES).
Referência: Valor Econômico