Capitolio


Empresa multinacional compra corretora gaúcha com expertise no agronegócio

12 de abril 2021

Com a aquisição, MDS Brasil e Tovese veem a possibilidade de expandir o serviço de seguro rural no país 

Na safra atual (20/21), a Tovese contabiliza cerca de 6,3 mil apólices, com quase metade para lavouras de soja

Foi na expertise da corretora gaúcha Tovese em operações do agronegócio que a multinacional MDS Brasil foi buscar forças para aumentar a presença no segmento. Depois de mais de dois anos de conversa, a aquisição acaba de ser concretizada. Como efeito imediato, ganha uma nova configuração geográfica, passando a ter 15 escritórios em oito Estados — incluindo Porto Alegre, Carazinho e Cruz Alta. E há a oportunidade de aumentar o leque de clientes e de opções produtos.

Ariel Couto, CEO da MDS Brasil e gerente regional das Américas da Brokerslink, rede global de corretagem de seguros, pontua que a parceria pode trazer o conhecimento técnico, do negócio e do relacionamento com os produtores, e maior participação no Rio Grande do Sul:

— Nada melhor do que ter um segmento (agronegócio) que cresce, com a penetração de seguros também avançando.

A MDS Brasil integra um grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. A Tovese tem no currículo o pioneirismo e a forte atuação na venda de seguro agrícola, principalmente, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. E uma fatia de 18,4% no Estado — com base no valor do prêmio.

— A tendência (do seguro rural) é crescer muito no Brasil nos próximos anos. Isso trará um equilíbrio enorme para o setor. E estamos falando em mini, pequenos, médios e grandes produtores — diz Otávio Simch, diretor-executivo da Tovese.

O otimismo vem também da sinalização de prioridade dada pelo governo à ferramenta. Em 2020, foram aplicados R$ 881 milhões em subvenção, mais do que o dobro de 2019. A área seguiu o ritmo: cresceu 104%.

Na safra 2020/2021, a Tovese contabiliza cerca de 6,3 mil apólices, sendo quase metade na cobertura de riscos em lavouras de soja.

Para este ano, a Tovese projeta alta de 24% no valor do prêmio, chegando a R$ 120 milhões, incluindo serviços de seguro pessoal e empresarial. Com a aquisição pela MDS Brasil, a meta é que a quantia dobre no prazo de três a, no máximo, cinco anos.

Referência: Zero Hora