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Bradesco Saúde inova relação médico-paciente

30 de abril 2021

Plataforma Saúde Digital, que dá acesso online aos especialistas, e reembolso digital ganham relevância

O desejo de inovação pode ser um dos legados positivos da luta contra o novo coronavírus, causador da pandemia da Covid-19. Hoje, a população aplaude cada conquista da ciência na busca por vacinas e medicamentos. A nova realidade também acelera a incorporação de mais ferramentas tecnológicas e facilita sua aceitação em áreas da saúde como a gestão e a interface com os usuários. “Com a necessidade de isolamento, os nossos canais digitais se tornaram muito mais relevantes, com destaque para a plataforma de Saúde Digital, que dá acesso online aos especialistas, e o reembolso digital”, afirma Manoel Peres, diretor-presidente da Bradesco Saúde, cuja carteira supera 3,6 milhões de beneficiários. “Lançamos a plataforma em julho do ano passado e até março deste ano registramos mais de 200 mil atendimentos”, diz Peres.

Cerca de 30% dos usuários fizeram, em média, duas ou mais consultas por dia. “O risco de transmissão da Covid-19 gerou uma mudança comportamental. Já existe uma compreensão sobre a qualidade do atendimento a distância e sua eficácia”, diz Thais Jorge, diretora da Bradesco Saúde.

Dados da seguradora apontam uma resolutividade de 88% nos atendimentos feitos a distância, com elevado índice de satisfação dos beneficiários. “Significa que, na maioria dos casos atendidos e orientados remotamente, não houve necessidade de encaminhamento para hospital”, completa Peres.

Parte de uma rede formada pela seguradora para o atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, as clínicas Meu Doutor Novamed, presentes em cinco capitais, fizeram mais de 135 mil atendimentos a distância em 2020. Foram mais de 19 mil atendimentos por livre demanda, sendo que 4,8% encaminhados para hospitais. “O objetivo é o atendimento sem fila de espera e sem expor o paciente a aglomerações”, explica Flávio Bitter,diretor-gerente da Bradesco Saúde.

Outra estratégia foi se consolidar como fonte de informações confiáveis. “Além do atendimento pelo 0800, colocamos no ar o hotsite bradescosaude. com.br/coronavirus, que é constantemente atualizado e explica as formas de transmissão, os sintomas, os exames e tratamentos e como se prevenir”, explica Bitter. Em um ano, o site teve 1,572 milhão de acessos.

O sistema de reembolso também foi aprimorado. “Dispensamos o envio de documentos físicos, tornando as solicitações 100% digitais para procedimentos e consultas médicas”, descreve Peres. Em 2020, 90% das solicitações passaram a ser virtuais, sendo que no ano anterior foram 40%.

A seguradora também percebeu a oportunidade de criar um programa para reduzir a ansiedade e as tensões dos beneficiários de 25 empresas. De março a dezembro de 2020, foram realizadas 8,8 mil videochamadas com psicólogos e 228 mil mensagens via chat. “Ajudamos a promover o bem-estar emocional”, diz Bitter.

Na base do bom desempenho das novas ferramentas tecnológicas, segundo os executivos, estão decisões que moldaram o atendimento, como a adoção do modelo de Atenção Primária à Saúde, cuja premissa é o cuidado integrado e centralizado na figura do médico de família. Outra é o compartilhamento do prontuário eletrônico entre médicos e laboratórios, apoiando a tomada de melhores decisões clínicas.

Referência: O Globo