Capitolio


Hospital Unimed-Rio recebe certificação de serviço de enfermagem

08 de setembro 2021

O Hospital Unimed-Rio se tornou a segunda instituição hospitalar do Rio de Janeiro e a quinta do Brasil a ter a Certificação de Distinção do Serviço de Enfermagem do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). A conquista reconhece o modelo de prática assistencial da unidade, pautado no aprimoramento profissional e na excelência em gestão de recursos.

O processo para a certificação teve início em 2019. Após um longo processo de avaliação das equipes, o selo foca em um reposicionamento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem para que possam atuar com maior protagonismo dentro da equipe multidisciplinar. Na última das seis etapas de avaliação, o IQG realizou entrevistas com diferentes grupos focais, desde a alta governança e as gestões de Recursos Humanos, Enfermagem e Qualidade, até a média gestão e as turmas de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Estamos muito orgulhosos, sobretudo porque esta é uma certificação que preza pela capacitação e o desenvolvimento desses profissionais. Gostaria de agradecer imensamente pelo empenho das equipes de enfermagem durante toda essa jornada e também o suporte dado pelo nosso setor de Recursos Humanos, com a condução de treinamentos e atualizações que contribuíram de forma decisiva para essa conquista”, comemora o diretor Geral do Hospital Unimed-Rio, Gabriel Massot.

Para o diretor médico da unidade, Luiz Fernando Simvoulidis, o sucesso do projeto é fruto do engajamento de diversos profissionais e setores desde o primeiro momento, de diagnóstico, até o desfecho positivo. Para a avaliação, o programa prioriza a gestão de quatro indicadores: turn over, absenteísmo, horas de assistência e percentual de alocação dos profissionais conforme sua especialização.

“Foi necessária uma sinergia muito grande entre as áreas – sobretudo entre a enfermagem e a equipe de Recursos Humanos -, bem como entre a alta gestão e os profissionais que estão na ponta, o que fez com que estes se sentissem valorizados durante todo o processo”, afirma Simvoulidis.

Para a gerente de Enfermagem do Hospital Unimed-Rio, Shirlene Simas, o programa enfatiza o raciocínio clínico do profissional, e estimula que ele atue com mais propriedade na equipe multidisciplinar, posicionando-se como gestor do cuidado. “A cada visita, o IQG nos passava orientações, as quais procurávamos implementar. Com certeza, todo o processo contribuiu para a motivação desses profissionais, bem como para a capacitação e o desenvolvimento de um olhar mais crítico em relação à utilização dos recursos. Estamos todos muito felizes”.

Referência: Medicina S/A