Capitolio


ANS disponibiliza nova forma de acesso a conjuntos de dados abertos

15 de setembro 2021

Informações podem ser adquiridas de forma parametrizada, com possibilidade de consulta de registro específico

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou no Portal Brasileiro de Dados Abertos o acesso aos conjuntos “operadoras de planos de saúde ativas” e “operadoras de planos de saúde canceladas” por meio de Interface de Programa de Aplicativos (API, em Inglês – Application Programming Interface), destinado a desenvolvedores de sistemas e demais profissionais de tecnologia da informação.

Os conjuntos de dados já estavam acessíveis por meio de arquivos em formato CSV, que requer o download do arquivo completo com todos os registros. Esse formato é indicado para os casos em que há necessidade de informações de todos os registros dos conjuntos de dados. A API, por sua vez, permite o acesso aos dados de forma parametrizada, com possibilidade de consulta de um registro específico, bem como de pesquisa de registros, com resposta no formato JSON, o que facilita sua leitura por outras aplicações. Por esse motivo, ela é indicada para consultas pontuais de pequenas quantidades de registros.

A documentação da API pode ser consultada nos seguintes conjuntos de dados abertos: operadoras de planos de saúde ativas e operadoras de planos de saúde canceladas.

Sobre os dados abertos
Dados são abertos quando qualquer indivíduo pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, desde que credite a sua autoria e compartilhe os dados pela mesma licença. O Open Government Working Group (Grupo de Trabalho de Governo Aberto) estabeleceu oito princípios técnicos para dados abertos – são completos, primários (com o maior nível de granularidade e sem agregação ou modificação), atuais, acessíveis, processáveis por máquina (processamento automatizado), não-discriminatórios (disponíveis para todos), não-proprietários e livres de licença (livres de direito autoral, patente, propriedade intelectual ou segredo industrial).  Restrições relacionadas à privacidade e segurança são permitidas.

Ao disponibilizar os dados em novo ambiente além do seu portal, a ANS se alinha à Política de Dados Abertos do Governo Federal, fundamentada no desenvolvimento de um ecossistema de dados e informações que beneficia a sociedade e favorece a cooperação entre todos os setores, inclusive a iniciativa privada, o setor acadêmico e o próprio governo.

Referência: ANS