Capitolio


ANS instaura Direção Técnica na Prevent Senior

14 de outubro 2021

Diretora técnica nomeada é profissional com grande experiência na atividade. Assistência aos beneficiários será mantida normalmente

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que nesta quinta-feira (14/10) foi instaurado o regime especial de Direção Técnica na Prevent Senior (Resolução Operacional nº 2.698) e foi publicada a nomeação de Daniela Kinoshita Ota para atuar como diretora técnica na operadora (Portaria de Pessoal nº 266).

A partir desta data, Daniela Ota passa a fazer um acompanhamento dentro da operadora com o objetivo de traçar o diagnóstico da situação da operadora e identificar anormalidades que possam colocar em risco a assistência aos beneficiários e que deverão ser corrigidas. A partir desse diagnóstico, a operadora deverá elaborar Programa de Saneamento Assistencial (PSA) definindo as ações, os responsáveis e os prazos para a realização das atividades. O regime de Direção Técnica tem duração máxima de 365 dias e é concluído com a apresentação de um relatório feita pela diretora técnica. Esse relatório é encaminhado para a ANS, que define, então, as medidas a serem adotadas.

Vale ressaltar que não se trata de uma intervenção, pois a ANS não interfere na gestão da operadora, mas de um acompanhamento com análises permanentes de informações e definição de metas a serem cumpridas pela operadora. O processo de acompanhamento não altera em nada o serviço de atendimento aos beneficiários, que deverá ser mantido normalmente e em tempo oportuno.

Esta é a sexta vez que Daniela Ota atua como diretora técnica numa operadora de plano de saúde. Ela integra o cadastro de profissionais aptos a exercer a função de diretor técnico da ANS desde 2013 e não possui vínculo com nenhuma operadora. Formada em fisioterapia e gestão em saúde, com MBA executivo em saúde na Fundação Getúlio Vargas, fez cursos de auditoria em saúde também na FGV e é avaliadora da Organização Nacional de Acreditação (ONA) desde 2007, sendo responsável pela avaliação de instituições em todo o País.

Referência: ANS