Capitolio


Fundação São Francisco Xavier amplia a oferta de planos de saúde

19 de outubro 2021 Paulo Araripe Jr.

Com o objetivo de levar aos belo-horizontinos e residentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) o conceito de saúde humanizada, que já é consolidado no Vale do Aço, por meio do Hospital Márcio Cunha, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) amplia, agora, a oferta dos planos de saúde no escopo da operadora Usisaúde.

A busca constante por práticas de excelência em saúde concedeu à Usisaúde o título de melhor operadora de grande porte do País, por meio do Programa de Qualificação das Operadoras de 2019, com ano-base em 2018, em que há a avaliação do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) – realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Hoje, com mais de 200 mil vidas sob o plano de saúde da Usisaúde, a operadora também é reconhecida pelo pioneirismo no Estado ao receber a certificação 9001 da International Organization for Standardization (ISO), Organização Internacional de Normalização, em português, destinada à melhoria da qualidade hospitalar e à implementação de processos de detecção e correção de falhas.

Chegada em Belo Horizonte

A expansão da cobertura da operadora de planos e assistência à saúde ocorre meses após a FSFX anunciar (em dezembro de 2020) a compra da antiga sede da Usiminas em Belo Horizonte, na Pampulha, para a construção do Hospital Libertas, em uma operação que envolve o aporte aproximado de R$ 280 milhões. Recentemente, a Fundação revelou que os atendimentos serão iniciados em março de 2022, com a abertura dos primeiros 140 leitos e seis salas cirúrgicas no local.

Segundo o diretor de soluções em saúde comercial e marketing da FSFX, Marcelo Gouvêa Teixeira, a chegada da Usisaúde à região representa também o lançamento de um novo portfólio de planos de saúde para o mercado local. Os novos produtos devem variar, principalmente, conforme a rede credenciada e tipo de acomodação escolhida pelos clientes e pelas empresas de todos os portes e associações de classe que firmarem parceria com a operadora.

“O cliente de plano de saúde busca segurança, conforto, qualidade no atendimento, humanização, liberdade e excelência. E a Usisaúde avançou ao longo dos anos em assistência à saúde, estrutura, abrangência e número de beneficiários, tornando-se uma das maiores operadoras de planos de saúde suplementar do País, a maior em modalidade filantrópica, líder no Vale do Aço, e a quarta maior em Minas Gerais”, afirma o diretor.

Para alcançar o propósito da humanização e da qualidade nos atendimentos, a FSFX trabalha, por exemplo, com linhas de cuidados específicos para a terceira idade, implementados no âmbito do Programa de Atenção Primária Usifamília e outras iniciativas que têm como objetivo instituir a atenção primária à saúde. Esse conceito reflete na identificação precoce de doenças, o que elimina a necessidade de intervenções ou reduz os riscos dos pacientes.

Excelência em saúde

Ainda segundo o diretor da FSFX, hoje a Usisaúde já disponibiliza aos usuários uma estrutura médico-hospitalar e odontológica de alto padrão e conta, ainda, com os serviços de transporte aeromédico, saúde ocupacional e ampla rede credenciada. Em Belo Horizonte, por exemplo, o objetivo é atender por meio de instituição de saúde própria, o Hospital Libertas, e outras instituições de saúde que agregam valores como relevância à Usisaúde.

Contudo, vale ressaltar que o Libertas também atenderá outros planos de saúde já utilizados pelos moradores da capital mineira e RMBH, principalmente aqueles de autogestão, modelo em que não há fins lucrativos, operado por empresas que instituem programas de assistência à saúde para seus empregados e dependentes, a exemplo dos praticados em empresas estatais ou órgãos públicos.

Atualmente, a operadora de saúde da Fundação São Francisco Xavier dispõe de rede credenciada em sete estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco, sendo que mineiros e paulistas concentram a maior parte dos prestadores de serviços em razão da concentração de beneficiários. Além disso, vale ressaltar que a Usisaúde oferece também atendimento nacional urgência e emergência por meio da Rede Abramge e Rede Filantrópica.

A FSFX e a Usisaúde

A Usisaúde atua há mais de três décadas oferecendo plano de saúde de todos os colaboradores da Usiminas e outros clientes. Considerada a maior operadora filantrópica do País e maior operadora do Vale do Aço, está entre as quatro maiores de Minas Gerais.

Juntas, a operadora e a Fundação São Francisco Xavier, Entidade Beneficente de Assistência Social criada para ser o braço social em educação e saúde da Usiminas, contam com uma rede própria que integra quatro hospitais referência, incluindo o Hospital Márcio Cunha, em Minas Gerais – eleito um dos três melhores hospitais do Estado e o 17º melhor do Brasil -, uma unidade oncológica, um Centro de Odontologia Integrada, seis unidades avançadas e de atendimento médico.

A Fundação São Francisco Xavier é responsável pela gestão integral do Hospital Márcio Cunha (Ipatinga), Hospital Municipal Carlos Chagas (Itabira), Hospital de Cubatão, no Estado de São Paulo, e o Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo).

Referência: Diário do Comércio