Capitolio


Qualicorp cria programa para atrair profissionais 50+

18 de novembro 2021 Paulo Araripe Jr.

Empresa com três mil funcionários tem a meta de passar de 6% de representatividade em 2021 para 15% até 2024

A maior idade no currículo não é mais um entrave para conquistar uma colocação – pelo menos na administradora de planos de saúde Qualicorp. A empresa de três mil funcionários criou um programa para contratar profissionais acima de 50 anos. A meta é passar de 6% de representatividade em 2021 para 15% até 2024. “Ter um ‘mix’ de jovens e pessoas mais velhas é benéfico para a performance da companhia”, disse Flávia Pontes, diretora de pessoas e cultura da Qualicorp, em live da série RH 4.0 do “Carreira em Destaque”, mediada pela editora Stela Campos.

De acordo com a executiva, para ter mais funcionários experientes nas organizações, é preciso criar processos de seleção inclusivos, que não levam em consideração o ano de nascimento do candidato, e treinar as lideranças para comporem times diversos, abandonando vieses inconscientes. “Não adianta os departamentos de recursos humanos desenharem uma nova abordagem de contratação sem contar com a ajuda das chefias na ponta. No final, são elas que escolhem as equipes”, diz.

De outubro de 2020 a outubro de 2021, a empresa contratou 83 funcionários com idade igual ou superior a 50 anos, sendo oito para cargos de liderança. No mesmo período, promoveu 16 profissionais no perfil 50+. Atualmente, tem 190 empregados com mais de 50. Do total, 39 estão em cadeiras de gestão, sendo nove em diretorias.

Veja mais

Autor: Jacilio Saraiva
Referência: Valor Econômico