Capitolio


Rede D’Or compra a centenária Sul América Seguros

23 de fevereiro 2022

Numa negociação relâmpago que começou há pouco mais de uma semana, a Rede D’or comprou a Sul América Seguros, a maior seguradora independente do Brasil e também a mais tradicional. Os conselhos de administração das duas empresas aprovaram hoje a transação.

Trata-se de uma aquisição que desde já pode ser apontada como uma das maiores de 2022 — poucas ou talvez nenhuma irá superá-la em magnitude e significado. A Sul América é um gigante com cerca de 7 milhões de clientes. Em 2020, registrou um lucro líquido de R$ 2,3 bilhões.

É uma operação de troca de ações. Assim, a família Larragoiti, controladora da Sul América, passa a deter uma participação minoritária no grupo da família Moll.

Pelos termos do acordo, as duas empresas atuarão de forma independente. Na área de saúde suplementar, será mantida a independência.

A Sul América, portanto, continuará com seus negócios nos planos de saúde, de seguros de vida e outros. Assim como o negócio de gestão de ativos, em que oferta vários fundos de investimentos.

A Sul América foi fundada em 1896, no Rio de Janeiro, pelo espanhol Joaquim Larragoiti. Esteve sob o controle de sua família nestes 126 anos. Patrick, seu trineto, atual presidente do conselho de administração da seguradora, passa agora a ter uma cadeira no conselho da Rede D’Or.

Autor: Lauro Jardim
Referência: O Globo