Capitolio


Yduqs e Hapvida fazem parceria

29 de junho 2022

Yduqs, segundo maior grupo de ensino superior, e a Hapvida NotreDame Intermédica, maior operadora de planos de saúde do país, se juntaram na criação de cursos de especialização médica

Um mês após Ânima e Dasa anunciarem uma parceria, outros dois grandes grupos de educação e saúde se unem para ofertar cursos de educação médica. A Yduqs, segundo maior grupo de ensino superior, e a Hapvida NotreDame Intermédica, maior operadora de planos de saúde do país, se juntaram na criação de cursos de especialização médica.

Os alunos vão usar a estrutura hospitalar da operadora, que possui uma rede própria com 85 hospitais e 77 unidades de pronto atendimento distribuídos no país.

O que motivou os dois grupos a se unirem é a falta de residência médica, curso tão concorrido quanto o de graduação de medicina. A oferta de residência médica no mercado não acompanha o volume de alunos formados em medicina, todos os anos. Em 2019, por exemplo, 20,3 mil estudantes concluíram a graduação de medicina. Muitos recém-formados acabam não fazendo a residência, e buscam uma especialização, curso menos burocrático para ser aprovado no MEC.

Os primeiros cursos serão nas áreas de pediatria, ginecologia, obstetrícia e clínica médica e ministrados em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belém (PA), Manaus (MA) e Goiás (GO). “Tanto a escolha das áreas médicas quanto das regiões foram baseadas n na carência desses profissionais por praça”, disse Kenneth Almeida, diretor executivo de pesquisa, desenvolvimento e educação da Hapvida/NotreDame Intermédica.

Veja mais

Autor: Beth Koike
Referência: Valor Econômico