Capitolio


Enfermaria

05 de agosto 2022

Painel S.A

Hospitais privados começam a contabilizar a chegada dos casos de pacientes com monkeypox, vírus que causa a varíola dos macacos. Não há uma situação fora do controle, já que a disseminação é tratada como um surto, quando acontece o aumento localizado no número de casos de uma doença.

Contágio

“Os hospitais reportam um crescimento, mas estão conseguindo enfrentar com os recursos que têm” diz Antônio Britto, presidente da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados).

Estatística

Nos laboratórios do Hospital Albert Einstein foram realizados 74 testes, sendo 36 positivos. O Sírio Libanês reportou nove casos diagnosticados, todos com sintomas leves e tratados no pronto atendimento. A Rede D’Or não divulga o dado. De acordo com profissionais da empresa, há apenas um caso.

Episódio

A série documental “Retratos de uma Pandemia: Na Linha de Frente do Combate à Covid-19”, que estreou nesta quinta (4) no Globoplay e chega no momento em que se discute a disseminação da varíola no país, deve servir de lição, segundo Sidney Klajner, presidente do Einstein.

Tela

O documentário foi filmado em 70 diárias da gravação que acompanhou os hospitais públicos e privados ad ministrados pelo Einstein. Embora o coronavírus tenha características e disseminação diferentes, Klajner afirma que o filme deixa um registro sobre caminhos apontados pela experiência aa Covid.

Autor: Joana Cunha
Referência: Folha de São Paulo