Seguradoras desenham novos serviços com uso de sensores
20 de setembro 2022 Paulo Araripe Jr.
Uso do 5G também trará mais dados sobre o comportamento dos clientes
Receber uma mensagem no celular, da seguradora, avisando o cliente de que há sinais de fumaça em sua casa.
Bater o carro e ser avisado pelo banco, também pelo smartphone, que um depósito foi feito em sua conta corrente pela indenização dos danos. Parece filme de ficção. Mas não é. São exemplos do que as seguradoras preparam para ofertar aos clientes assim que a tecnologia 5G estiver em plena operação no Brasil.
Segundo agentes do setor, a rede 5G foi projetada para oferecer suporte a todo um ecossistema de sensores e dispositivos inteligentes totalmente conectados que poderão “falar” entre si, compartilhando informações cruciais e reduzindo riscos evitáveis. Além disso, gera uma maior eficiência em todo o processo. Luis Fontes, diretor executivo de tecnologia da informação da MAG Seguros, afirma que quanto melhor o conhecimento sobre o comportamento das pessoas, melhor será o processo de precificação do risco. “O 5G trará para o jogo a internet das coisas (IoT), e certamente essa infinidade de sensores e dispositivos conectados nos ajudarão a entender melhor o comportamento e especificidade de cada indivíduo viabilizando assim novos produtos e modelos de negócio – e claro, produtos cada vez mais customizados”, diz ele.
Autor: Denise Bueno
Referência: Valor Econômico