Capitolio


Oncoclínicas e Unimed Nacional fecham nova joint venture

10 de outubro 2022 Paulo Araripe Jr.

A Oncoclínicas e a Unimed Nacional assinaram um memorando de entendimento para uma nova joint venture destinada a tratamento de câncer de usuários dos planos de saúde das cooperativas médicas. Ao todo, o sistema Unimed tem 18,5 milhões de clientes distribuídos em 340 cooperativas que atuam de forma independente em suas respectivas praças.

Na Oncoclínicas, os serviços prestados ao sistema Unimed representam entre 20% e 25% da receita que, no primeiro semestre, somou R$ 1,7 bilhão. Para efeitos de comparação, na Unimed Nacional, a maior cooperativa médica com 1,9 milhão de beneficiários, o tratamento de câncer equivale a 7% do total de suas despesas médicas, cujo montante nos seis primeiros deste ano foi de R$ 2,8 bilhões.

Na nova sociedade, a ideia é que a Oncoclínicas tenha uma participação de 50,01% e a Unimed Nacional, 49,99% – ou fatias com proporções semelhantes, sendo que a rede de clínicas atua sempre como controladora.

Como as 340 Unimeds têm portes muito distintos não há um formato padrão de acordo. A sociedade com a Oncoclínicas pode ser para a construção de um cancer center (hospital dedicado ao tratamento oncológico integrado a outras áreas da saúde) em conjunto ou apenas com aporte da rede de clínicas. A parceria também pode ser a centralização dos atendimentos de câncer das unidades da rede, adoção de modelos de remuneração baseado em performance, entre outros acordos.

Veja mais

Autor: Beth Koike
Referência: Valor Econômico