Existe seguro para doença grave que me impeça de trabalhar?
24 de outubro 2022 Paulo Araripe Jr.
Alvo de certo tabu por ser visto como relacionado apenas a situações de óbito, seguro de vida envolve também vários outros tipos de coberturas
Sou jovem, sem filhos, mas me preocupo com ter alguma doença grave que me impeça de trabalhar e prover meu sustento. Há algum tipo de seguro ou outro produto recomendado para essa situação? Se sim, o que devo observar para escolher o melhor produto?
Eduardo Henrique Caputo Gomes, CFP, responde:
Caro (a) leitor (a), essa preocupação é muito importante, pois a gestão de riscos é um item fundamental do planejamento financeiro pessoal e familiar. Ainda assim, a maioria das pessoas não dá a devida importância a essa etapa do planejamento e acaba por assumir riscos que poderiam ser mitigados com a contratação de um seguro adequado. Este é um dos principais objetivos de se contratar um seguro: reduzir os impactos financeiros que eventos imprevisíveis podem causar.
No Brasil, o tipo de seguro mais conhecido é o de bens, sendo o mais popular deles o seguro de automóveis. No entanto, existem diversas outras categorias de seguros, como a de seguro de pessoas. Nela está incluído o seguro de vida, sobre o qual ainda recai um certo tabu devido ao desconhecimento sobre suas possibilidades de cobertura. Grande parte das pessoas associa esse tipo de produto apenas a situações que envolvem óbito. O seguro de vida, porém, além dessa cobertura mais conhecida – que garante indenização aos beneficiários na falta do segurado -, permite a contratação de outros tipos de coberturas.
Dessa forma, em relação ao questionamento levantado, dentro do seguro de vida existem diferentes coberturas disponíveis para contratação, que garantem, inclusive, indenização ao segurado em caso de doença que o impeça de trabalhar.
Referência: Valor Econômico