São Conrado vive temporada de renovação
19 de dezembro 2022 Paulo Araripe Jr.
Projetos de construtoras para Fashion Mall e Intercontinental e maternidade da Rede D’0r incrementarão serviços
N o ano que vem, começam as obras da Maternidade Star, da Rede D’Or, que vai ocupar 22 mil metros quadrados na Rua Jaime Silvado 8. Esta não será a única construção a mudar a paisagem de São Conrado. A Gafisa planeja revitalizar o Fashion Mall, além de construir uma torre residencial sobre ele. E o Hotel Intercontinental deve dar lugar a um grande residencial com serviços.
A Maternidade Star, próxima ao Fashion Mall, tem previsão de inauguração em 2025, com oito pavimentos: dois subsolos (um com garagem e outro com restaurantes), o térreo e cinco andares. O hospital vai oferecer 135 leitos, sendo dez de UTI para adultos; 30 de UTI neonatal individualizados, para receber o bebê e seu acompanhante com privacidade; 30 de maternidade; e dez de Unidade Semi-Intensiva. Os demais são apartamentos (sendo três suítes com antessala para visitas) e leitos de internação de ginecologia e outros procedimentos.
São Conrado não tem nenhum hospital, e já havíamos identificado uma necessidade de ampliar o número de leitos de maternidade no Rio. Acabamos de inaugurar uma unidade da Maternidade Star em São Paulo e agora vamos trazer o conceito para cá diz Bruno Alencar, diretor-executivo das maternidades da Rede D’Or.
O empreendimento será totalmente voltado para mulheres, com pronto-atendimento e exames de imagem. O centro obstétrico terá quatro salas do tipo Delivery Room, para partos naturais, e quatro obstétricas, das quais três serão reservadas para cesarianas e uma para intercorrências em partos naturais. O projeto contará ainda com um segundo centro cirúrgico, para outras cirurgias femininas, um salão de beleza e espaço para massagens, fisioterapia e outras terapias.
A Associação de Moradores e Amigos de São Conrado (Ama São Conrado) afirma que o projeto é alinhado ao perfil de alto padrão do bairro e conta que, em reuniões no Fashion Mall, foram apresentadas sugestões aos representantes da Rede D’Or.
Apresentamos soluções viárias e de macrodrenagem que representariam melhorias para os moradores e para a principal via de ligação entre Zona Sul e Barra diz Raphael Nigri, diretor da entidade.
A maternidade não será o único incremento em serviços de saúde no bairro. No fim do ano passado, a Gafisa anunciou que pretende investir R$ 50 milhões na criação de um centro médico no terceiro andar do Fashion Mall. O segundo piso ganhará novos restaurantes. Em reuniões com moradores, a construtora adiantou que planeja ainda erguer uma torre residencial sobre o centro comercial.
O antigo Hotel Intercontinental, por sua vez, deverá se tornar um residencial com serviços e ganhar mais quatro prédios anexos, numa reforma de cerca de três anos. O projeto paisagístico será do Escritório Burle Marx. O pedido de retrofit foi feito à prefeitura pelo Brazilian Hospitality Group (BHG) e pela Sigma Engenharia. A Gafisa negocia a compra do imóvel.
Autor: Maírah Rubim
Referência: O Globo