Capitolio


Responsabilidade civil no mercado imobiliário

13 de janeiro 2023 Paulo Araripe Jr.

Os seguros de responsabilidade civil (RC) são uma modalidade em franca expansão no mercado imobiliário, na medida em que oferecem garantia contra possíveis danos causados acidentalmente a terceiros, como pedestres, veículos ou até mesmo ao poder público – em caso de prejuízo a vias públicas.

Ao contratar essa modalidade, o segurado protege o patrimônio contra perdas e danos na obrigação de ressarcir financeiramente o proprietário ou contratante.

Há grande variedade dos resguardos de produtos RC, que podem cobrir danos materiais, corporais, morais e estéticos, riscos profissionais, ambientais, cibernéticos, questões relacionadas a eventos e produtos, entre outras coberturas.

Para a análise do risco, é fundamental entender quem causou o dano, quais foram os atos praticados, quem sofreu o dano e quais são os fatores ou possibilidades dessa apuração de responsabilidade, que gerará uma reparação.

No caso do mercado imobiliário, os seguros de responsabilidade civil protegem todos os atores envolvidos na cadeia de negócio do setor, seja o proprietário do imóvel, diretores e administradores de empresas, empreiteiro ou construtor. Além disso, contam com custo-benefício atraente e que evita maiores transtornos.

Veja mais

Autor: Rafael Arcanjo
Referência: Valor Econômico