Capitolio


Brasil vai puxar avanço global da CNP

06 de fevereiro 2023 Paulo Araripe Jr.

Grupo francês consolida reorganização societária e se prepara para iniciar operação independente no país

O Brasil vai puxar o crescimento do grupo CNP Assurances no mundo, afirma o CEO global da seguradora, Stéphane Dedeyan.

Em entrevista ao Valor, o executivo aponta o país como um dos mercados com maior potencial de crescimento entre aqueles em que o grupo francês atua. “Investimos R$ 8 bilhões aqui nos últimos dois anos porque vemos muito espaço para desenvolver e progredir e, para nós, o Brasil é uma grande fonte de criação de valor no futuro”, afirma.

Segundo a companhia, a meta do grupo é crescer mais de 60% em termos de resultados no país nos próximos 10 anos. A CNP Brasil responde por 20% do faturamento da holding global e por 10% do lucro líquido total. Em 2021, que são os dados consolidados mais recentes, a filial brasileira arrecadou R$ 35 bilhões em prêmios de seguros e teve lucro líquido de 1,55 bilhão de euros.

A visita de Dedeyan ao país ocorre em um momento no qual a filial consegue as últimas aprovações de reguladores em relação ao movimento de criação da CNP Seguros, uma nova holding que vai administrar as empresas 100% controladas pelo grupo. Em 27 de janeiro, houve o fechamento (“closing”) da aquisição das fatias do banco estatal na Previsul e na CNP Capitalização, que alcançavam, respectivamente, 48,25% e 24,61%.

Veja mais

Autor: Sérgio Tauhata
Referência: Valor Econômico