Hapvida abre centro de pesquisas no Ceará
20 de março 2023 Paulo Araripe Jr.
Operadora de saúde reúne quatro universidades no projeto, que tem apoio da Fapesp, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Comitê Gestor de Internet
O Grupo Hapvida NotreDame Intermédica e a Universidade Federal do Ceará (UFC) inauguram, nesta segunda-feira, o Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cereia). A unidade, que ocupará 380 m2 na área da UFC, em Fortaleza (CE), tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Como parte do acordo para desenvolvimento do projeto, a operadora de saúde investirá R$ 1 milhão por ano, ao longo de cinco anos. Em contrapartida, o Cereia receberá financiamento da Fapesp, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) que, juntos, liberarão igual quantia no mesmo período.
O total de R$ 10 milhões não inclui o investimento econômico, com horas trabalhadas de cientistas, técnicos e pesquisadores de mais três instituições que vão colaborar com o projeto – Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
As quatro universidades dividirão seis linhas de pesquisa – predição de doenças crônicas, apoio à avaliação de exames radiológicos, engajamento de pacientes, monitoramento remoto de pacientes, anamnese assistida por inteligência artificial (IA) e interfaces para ciência de dados na saúde. As aplicações tecnológicas incluem internet das coisas, big data, transformação digital, entre outras.
Autor: Ivone Santana
Referência: Valor Econômico