Isaac e Porto fecham parceria para seguro estudantil
19 de abril 2023 Paulo Araripe Jr.
Com a iniciativa, startup que antecipa mensalidades para colégios reduz risco de inadimplência
Responsável pela antecipação de mensalidades e gestão financeira de 1 mil escolas de educação básica que juntas têm 300 mil alunos, o Isaac fechou uma parceria com a Porto para ofertar um seguro que cobre de 3 a 12 mensalidades em casos de desemprego, afastamento do trabalho ou óbito do responsável financeiro do estudante. Em menos de quatro meses, já há cerca de 200 mil alunos cobertos pelo seguro educacional, que ainda é um produto pouco ofertado no mercado.
A startup é controlada pela Arco Educação e tem ainda como acionistas General Atlantic, Kasek, Softbank, além dos fundadores David Peixoto e Ricardo Sales.
Por essa parceria, o seguro é contratado pelas escolas e oferecido gratuitamente aos alunos, como um benefício.
Com a iniciativa, o Isaac reduz o risco da antecipação das mensalidades – funciona como uma espécie de resseguro para cobrir parte da inadimplência. O seguro da Porto arca com os atrasos de pagamento de mensalidade provocados por perda de emprego, afastamento do trabalho e morte do responsável financeiro. Nos demais casos de inadimplência, quem cobre é o Isaac.
Do lado da Porto, a seguradora escala um produto que já foi ofertado, mas saiu da prateleira por falta de interesse dos clientes. O mercado de seguro educacional é muito pequeno e vem diminuindo de tamanho. Em 2020, movimentou R$ 46 milhões em prêmios e, no ano passado, a receita caiu para R$ 29,5 milhões com uma taxa de sinistralidade de 56%, segundo a Susep.
Autor: Beth Koike
Referência: Valor Econômico