Capitolio


Promédica processa Athena em meio a disputa sobre aquisição

18 de maio 2023 Paulo Araripe Jr.

A nova ação vem sete meses depois de a companhia processar a gestora por ter desfeito um acordo de aquisição

A Promédica, operadora baiana de saúde, acaba de fazer uma nova investida contra a Athena, empresa de saúde controlada pelo fundo de private equity (que compra participações em empresas) Pátria. A nova ação, chamada de interpelação, vem sete meses depois de a companhia processar a gestora por ter desfeito um acordo de aquisição, briga que segue no momento em discussão via arbitragem. Dessa vez, a empresa acusa o fundo por inconsistências no balanço de sua controlada.

Na petição obtida pelo Valor, a Promédica questiona o patrimônio líquido da Athena reportado em suas demonstrações financeiras. No documento, a empresa baiana justifica a medida judicial por conta de seu interesse na saúde financeira da controlada do Pátria. Isso porque, na sua leitura, ela é uma de suas credoras, tendo em vista um eventual desfecho que espera do processo arbitral em curso, no qual briga para que o processo de fusão e aquisição seja concluído. No caso, a companhia é representada pelos escritórios Themudo Lessa e Monteiro de Castro Setoguti.

A operação, que acabou não sendo não concluída, foi acordada no fim de 2020, quando a Athena adquiriu a Promédica em negócio avaliado em R$ 700 milhões. Com as tratativas da operação em curso, a controlada do Pátria questionou pagamentos previstos em contratos da empresa e, por entender que violavam questões de compliance, decidiu desfazer o negócio.

Veja mais

Autor: Fernanda Guimarães e Juliana Schincariol
Referência: Valor Econômico