Capitolio


Mercado de seguros vai crescer 11,1% em 2023, projeta CNseg

15 de junho 2023 Paulo Araripe Jr.

Segundo a confederação, a revisão ocorre na esteira da melhora de projeções da entidade para indicadores econômicos

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) revisou para cima a estimativa de expansão do mercado segurador para 2023. A entidade ampliou em 0,2 ponto percentual a projeção para 11,1%, de uma previsão anterior de 10,9%.

Segundo a confederação, a revisão ocorre na esteira da melhora de projeções da entidade para indicadores econômicos, como PIB no trimestre, de 2,2%. A CNseg também prevê o início do ciclo de queda dos juros ainda este ano, com uma Selic em 12,75% até dezembro.

A entidade prevê ainda, na análise de segmentos que formam o mercado consolidado, avanços de 18,2% para Danos e Responsabilidades; 8% no caso de Cobertura de Pessoas, 8%; e 5,2% para Capitalização. Além dessas categorias, a confederação enxerga crescimento de 12,7% para o ramo Habitacional; de 15% para Crédito e Garantia; e 8,2%, nos Planos de Acumulação em Cobertura de Pessoas.

Os segmentos que devem ter mais destaque no ano, porém, são os seguros auto e rural, com projeções de expansão de 23,4% e 20%, respectivamente. “Ambos devem manter o desempenho positivo, ainda que com taxas não tão altas como as de 2022, pois é esperado um movimento de ajuste pelo efeito estatístico de comparação de base, mas com a manutenção da busca por proteção”, afirma o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, destaca.

Veja mais

Autor: Sérgio Tauhata
Referência: Valor Econômico