Capitolio


Prêmio Broadcast aponta 10 empresas com os melhores ganhos a acionistas

30 de junho 2023 Paulo Araripe Jr.

Em sua 23 a edição , levantamento da ‘Agência Estado e FGV reconhece esforço de companhias em ano turbulento

Uma leitura antecipada dos desafios combinada à capacidade de manter investimentos mesmo na crise ajudam a explicar como as empresas vencedoras do Prêmio Broadcast Empresas 2023 alcançaram uma posição de destaque em relação ao restante do mercado.

O levantamento da Agência Estado, em parceria com a Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), completa nesta edição 23 anos e destaca as dez empresas de capital aberto com o melhor resultado para seus acionistas no ano anterior.

“Essas empresas conseguiram superar os desafios do baixo crescimento e dos juros altos e se destacar em várias métricas financeiras. Souberam ler melhor a economia do que as demais”, afirma o professor de economia da FGV, Joelson Sampaio.

Para Teresa Navarro, editora-chefe da Agência Estado/Broadcast, “2022 foi um dos mais difíceis desta longa trajetória do Prêmio Broadcast Empresas, tanto do ponto de vista macroeconômico como para o mercado de capitais”. “E as empresas vencedoras tiveram o feito de conseguir dar retornos significativos”, afirma.

No topo do ranking, a BB Seguros, que registrou no ano passado um lucro de R$ 6 bilhões, avanço de 53,7% ante 2021. Segundo o CEO da holding de seguridade do Banco do Brasil, Ulisses Assis, a capacidade de análise dos riscos foi fundamental para enfrentar desafios.

Autor: Gabriel Baldochi
Referência: Estado de São Paulo