Pipeline: Seguradora AXA vai investir na floresta da Amazônia
20 de julho 2023 Paulo Araripe Jr.
A francesa AXA, grupo segurador cuja gestora de investimentos soma quase 900 bilhões de euros, acaba de fechar a compra de uma participação minoritária na startup brasileira Mombak. Além de se tornar acionista, por valor não revelado, a AXA está entregando US$ 49 milhões para a Mombak gerir em projetos de descarbonização na floresta amazônica.
“Com quase 1 trilhão de euros sob gestão, a AXA busca diversificação em ativos financeiros, como ações e títulos de dívida, e ativos reais, como imóveis e infraestrutura. A nova tese deles é que ativos naturais serão cada vez mais monetizados”, diz Peter Fernandez, fundador da Mombak, ao Pipeline. “Nessa linha, um dos mercados mais avançados hoje é o de carbono, mas futuramente veremos isso acontecer com biodiversidade, com água limpa.”
A AXA já começou a investir algumas centenas de milhões nessas teses mundo afora, em busca de retorno financeiro, mas ainda não tinha investimento no Brasil. O capital entregue à Mombak para gestão, em troca de uma taxa de administração, será usado para comprar terras e fazer reflorestamento.
Fernandez calcula que esse capital seja suficiente para comprar de 5 mil a 10 mil hectares de fazendas, o que a companhia pretende fazer em uma janela de nove meses. É uma alavanca e tanto no negócio tocado hoje pela Mombak, que soma 3 mil hectares e tem outras duas em diligência, com mais 50% de área.
Autor: Maria Luíza Filgueiras
Referência: Valor Econômico