Capitolio


‘Sandbox’ da Susep terá terceira edição

01 de agosto 2023 Paulo Araripe Jr.

Regulador planeja incluir no programa entidades fomentadoras de crédito, para levantar recursos para insurtechs ou fornecedores de tecnologia

Criado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para introduzir novos concorrentes no mercado segurador, o ambiente experimental de inovação conhecido como “sandbox” terá uma terceira edição.

O regulador planeja envolver no programa entidades fomentadoras de crédito, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo é levantar recursos para os próprios participantes ou empresas que desenvolvem tecnologia para as insurtechs.

“De várias empresas que não têm o capital mínimo para ingressar no mercado, algumas necessitam de financiamento para poder começar a oferecer produtos”, diz o superintendente Alessandro Octaviani. Na próxima rodada, o sandbox também deve conversar com outros temas de políticas públicas, como transformações ambientais. O programa é uma das prioridades da Susep, e o novo modelo deve ser definido até o fim de 2023.

Das dez seguradoras que entraram na primeira edição, em 2021, oito fazem parte do programa atualmente. A Pier converteu sua licença temporária em permanente e a Stone saiu do projeto. Na segunda turma, o projeto foi ampliado e, entre as 21 selecionadas, nove participam do sandbox e duas estão em análise final para aprovação. As outras desistiram, tiveram os pedidos negados ou os projetos foram arquivados. Segundo a Susep, desde o início do programa até o fim de 2022, as insurtechs emitiram R$ 73,8 milhões em prêmios e R$ 50,1 milhões em sinistros. O maior volume, até o momento, foi da Pier.

Veja mais

Autor: Juliana Schincariol
Referência: Valor Econômico