Capitolio


Opinião

O poder do mercado segurador

27 de julho 2023 Roberto Parenzi

Me encanto pela dimensão dos números de grandes seguradoras pelo mundo e penso em quão pouco ainda está explorado este setor no Brasil, verificando que existe um amplo caminho a ser trilhado, diante de enormes possibilidades.

Dados de 2019, mostram a potência das 25 maiores seguradoras do mundo:

Quero contrastar estes números com a fala de Marcos Pinto, secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, o setor de seguros e previdência ainda tem o desafio de se disseminar pela população. “A penetração de seguros no Brasil ainda é baixa e está atrás de alguns países em desenvolvimento, inclusive”, pontua. Alguns números ao tempo que impressionam, mostram o potencial a ser trabalhado para crescimento do setor:

APENAS 30% da frota de veículos do país têm seguro auto; SOMENTE 10% da safra plantada é segurada e APENAS cerca de 17% das moradias brasileiras possuem seguro residencial, ou traduzindo para a forma positiva:

70% da frota de veículos do país pode vir a ter um seguro AUTO; precisamos segurar os restantes 90% da SAFRA plantada e cerca de 83% das moradias brasileiras.

Temos ou não temos um mercado pujante a ser explorado?