Recursos previstos para o seguro rural em 2022 estão quase no fim
13 de julho 2022 Paulo Araripe Jr.
Ministério da Agricultura espera que seja aprovado um reforço de R$ 710 milhões
Com aproximadamente 80% dos RS 990 milhões previstos para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no orçamento deste ano já comprometidos, o Ministério da Agricultura espera que a Junta de Execução Orçamentária (JEO) autorize uma suplementação de RS 710 milhões em reunião marcada para a próxima semana.
Sem o reforço, a Pasta estima que os recursos para o seguro rural vão terminar até a primeira semana de agosto, o que pode comprometer a contratação de apólices para coberturas por riscos climáticos para a próxima safra de verão de soja e milho. Em 2021, o governo aplicou R$ 1,1 bilhão no PSR.
O pedido por dinheiro extra foi feito ao Ministério da Economia ainda em junho pelo ministro Marcos Montes, e tem sido reforçado por entidades do setor produtivo. Se a JEO avalizar o reforço, no entanto, o governo ainda terá que enviar um novo PLN para votação no Congresso para oficializar a suplementação, o que pode demorar algumas semanas – ou até meses.
Autor: Rafael Walendorff
Referência: Valor Econômico